Equipe



Realização CIA BRINCANTES DE CIRCO


A Cia Brincantes de Circo, Recife/PE, foi fundada em 2011 pelo ator/circense, diretor e produtor cultural Bóris Trindade Júnior com a finalidade de desenvolver trabalhos na área de circo, oferecendo espetáculos, oficinas, aluguel de lonas e material circense e ações socioculturais, além de pesquisa (teórica e prática) na arte circense, levando em consideração suas tradições e inovações.

Entre seus espetáculos estão: “Quatro”, estreou em 2011 com direção artística de José Manoel Sobrinho e Circense de Bóris Trindade Júnior; “Cabaré - espetáculo de variedades circense”, estreou em 2011 com direção de Bóris Trindade Júnior; “Tapioca”, estreou em 2014 com o incentivo do FUNCULTURA, direção geral de José Manoel Sobrinho e texto de Naruna Freitas.

Entre suas ações socioculturais estão: Pirueta Circo Social, 2011 à 2013, para jovens em vulnerabilidade social; Técnicas circense na FUNASE Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho 2014; Circo Social UNINASSAU, 2014 ao dias atuais, para crianças e adolescentes com Síndrome de Down.

As oficinas de circo, entre outras, estão: Oficina de Palhaçaria para a Cia 2 em Cena - Recife; Técnicas Circenses - SESC Triunfo 2011;  Técnicas de Acrobacias de Solo no CUCA - Fortaleza 2011; Oficina Aprendiz no Picadeiro - Recife 2011, Oficina de Circo - SESC Santo Amaro 2012; Iniciação às Técnicas Circenses no Festival PE Nação Cultura - Taquaritinga do Norte, Oficina de palhaçaria no FIG – 2013; Técnicas circense no Festival de Circo do Brasil - de 2009 a 2015.

Em 2015 iniciou a pesquisa, com patrocínio do FUNCULTURA, intitulada “Memórias Circenses: relato de uma vida itinerante” pesquisa de campo e documental com o objetivo de mapear os circos e registrar, com base na narrativa oral e documentos, as memórias das famílias circenses de Pernambuco.

Direção José Manoel Sobrinho 

Coordenador de Cultura do SESC Pernambuco; encenador, professor de teatro; gestor cultural nos setores público, privado, e terceiro setor; curador de festivais, mostras, galerias de arte, casas de espetáculos, seminários e projetos diversos nas áreas de teatro, dança, música, artes visuais e literatura. Na área de teatro participa nos processos de articulação no interior do estado, coordena o programa de teatro do SESC Pernambuco, inclusive no desenvolvimento de grupos e núcleos de pesquisa. 

Criou a Escola SESC de Teatro e o Curso de Formação de Atores do SESC Pernambuco. Participa do estudo Laboratório de Palhaçaria: uma pesquisa sobre o palhaço brasileiro, desenvolvida pela Companhia 2 em Cena de Teatro e Dança. Está com os espetáculos À Céu Aberto Circo Pano de Roda Lona Estrelada Boca Calada, de Alexsandro Silva e Viva a Nau Catarineta, de Altimar Pimentel, ambos para ruas. Coordena o Núcleo SESC PE de Teatro para Infância e Juventude.


Atuação e Produção Executiva Borica – Bóris Trindade Júnior

Diretor Circense, Educador social, produtor e pesquisador. Formado pela Picadeiro Circo Escola de São Paulo, é um dos fundadores da Escola Pernambucana de Circo – Recife. Durante seu processo de formação, participou de diversos cursos na Escola Nacional de Circo - Rio de Janeiro, Central de Circo de Santa Tereza - Rio de Janeiro e Ecole de Cirque de Voiron - França.

Atuou como oficineiro nas diversas ações da Escola Nacional de Circo e no projeto Afroreggae foi educador-social do Grupo Cultural Afroreggae; coordenador e administrador do Núcleo Cantagalo e do Espaço Benjamim de Oliveira; e diretor do Afrocirco. No Rio ainda foi educador-social da Escola de Circo Pequeno Tigre do projeto Crescer e Viver, voltados para formação de crianças, adolescentes e jovens. Participou como artista circense em diversos circos nacionais e internacionais: Stankovisk, Grande Circo Popular do Brasil, Arcaus, Universidade Livre do Circo, Caravana Cultural da Petrobrás, Circo Escola Picadeiro, entre outros.


Dramaturgia Naruna Freitas

Atriz, produtora cultural, pesquisadora da linguagem dramatúrgica, arte educadora. Atualmente é sócia na Luinar Produções, técnica de cinema e coordenadora da Unidade Móvel Teatrosesc no Sesc PE.







Contrarregra e Participação Especial Cláudio Siqueira

Ator, bailarino, arte educador e assistente de produção. Auxiliar de Produção do Natal Triunfo - SESC/PE desde 2008 e da Jornada Literário portal do Sertão desde 2012. Atuou em diversos grupos de dança e teatro, entre eles, Trupe Teatral Espantalho - Arcoverde/ PE, Balé Farra Faceira - Arcoverde/PE e Compassos Cia. de Dança - Recife/PE.




Direção de Palco e Assistente de Produção Jerlâne Silva

DRT - 3013 SATED/PE. Atriz/palhaça, arte-educadora, pesquisadora e assistente de produção. Iniciou sua carreira como atriz em 1998, foi integrante da Cia Máscaras de Teatro de 2000 a 2004. Em 2007 entrou para a Cia 2 em Cena e em 2011 para a Cia brincantes de Circo, nas quais permanece ate hoje. É revisora de texto e pesquisadora da pesquisa intitulada “Laboratório de palhaçaria uma pesquisa sobre o palhaço no Brasil” da Cia 2 em Cena, pesquisadora e coordenadora pedagógica da pesquisa “Memórias Circenses: relatos de uma vida itinerante” da Cia Brincantes de Circo, ambas com o incentivo do FUNCULTURA. 



Direção de arte: Pedro Gilberto
Músicas e direção Musical: Sônia Guimarães
Coreografia: Mônica Lira e Rogério Alves
Iluminação: Beto Trindade
Programação visual: Wilton de Souza 
Confecção de figurino: Sandra Lira
Confecção de cenário e adereços: Paulo Rogério
Execução programação visual: Douglas Duan
Oficina de habilidades circenses: Palhaço Pinóquio e Rapha Santacruz
Assessoria de imprensa: Clã de Comunicadores
Operação de som: Eli Dias