O Espetáculo


“TAPIOCA – UM ESPETÁCULO PARA RIR E REFLETIR”

Com o desejo de colocar em pauta a ausência dos espaços urbanos para os circos, estreia no dia 20 de setembro de 2014 “Tapioca”, um espetáculo solo de Bóris Trindade Júnior - Borica, com direção de José Manoel Sobrinho.

O público se encantará com as peripécias de Tapioca, que já ao nascer entende que a vida do circense é um malabarismo. A encenação narra de maneira alegórica sua trajetória de vida, passando pela adolescência, onde conhece o amor por Maria, que o acompanha até a velhice, sem nunca encontrá-la.

Uma reflexão é clara no contexto do espetáculo: a falta de políticas públicas para a arte circense, a falta de espaços públicos para o circo nos centros urbanos e principalmente no Recife. “Existem estádios, museus, casas de show e espaços de arte, mas não há de forma alguma na região metropolitana um espaço destinado ao circo. O que tem são terrenos sem a menor condição de receber os artistas e o público.” Frisa José Manoel Sobrinho, diretor do espetáculo.

As cenas foram construídas a partir de números clássicos de palhaços, de mágicos, de trapézio e arame. As experiências vivenciadas por Borica em sua carreira no circo foram revisitadas e tomam a cena com uma força e ao mesmo tempo com uma sutileza que emociona.

O espetáculo, que tem o patrocínio do Funcultura 2013/2014, faz um homenagem aos palhaços Pinoquio, Picolino, Xuxu, Joinha, Cocorote e Brasinha, importantes na cena circense do Brasil e referências na formação de Bóris como o Palhaço Tapioca.